![]() |
Foto: Acervo Pessoal |
Estou vivendo um impasse : Voltar ou não voltar a tomar café? Calma, que eu vou te contar essa história desde o início.
Eu estava vindo de dias com muita insônia. Sou uma pessoa que acorda muito cedo, de segunda a sexta meu despertador toca as 4h da manhã. Pois é, amo acordar bem cedo e fazer toda a minha rotina da manhã antes do amanhecer... Mas pra que isso seja possível eu durmo umas 21 h da noite.
Sim, sou uma "jovem" senhora.
Entretanto , como eu disse anteriormente, eu comecei a ter muita insônia, acordava muito no meio da noite. E a gota d'água foi na quarta-feira passada que despertei as 3h da manhã, fui ao banheiro e não consegui mais pegar no sono, quando olhei novamante para o relógio já era 3:45 da manhã, meu relógio ia despertar as 4:05! Dada a situação nem compensaria eu tentar dormir mais, pois bem, levantei e comecei meu dia.
Você acha que eu fiquei sonolenta? Não. Fui dormir nesse dia as 22 horas da noite cansada, mas não com sono! E foi aí que eu percebi que tinha alguma coisa errada.
Na quinta de manhã, quando eu estava passando meu café me veio um pensamento: " E se for o café que está causando isso?", e fiz o que toda pessoa esclarecida faz, liguei no meu médico para confirmar minhas suspeitas...
È brincadeira. Eu dei um Google mesmo. Hahaha
Enfim, minhas suspeitas se confirmaram. Li coisas horríveis sobre os males do café,
Leia a matéria Aqui |
mas também li coisas agradáveis.
Leia a matéria Aqui |
E nesse impasse, resovi fazer um teste e ficar sem café.
Antes de contar como está sendo o meu quarto dia sem café, tenho que explanar o grau da minha dependência... Li em alguns lugares que a dose segura é de até 400 Ml de café por dia. Minha caneca é de 240 ml e tinha dia que tomava quase 4 dessas. Por aí já dá pra perceber o tamanho da minha dependência, né?
Mas espera eu te contar como estou:
4 dias sem café e uma constatação
Café vicia.
Sexta-feira- Na sexta -feira resolvi começar o dia bebendo um chazinho. Estava tudo sobre controle até a hora do almoço, quando começou uma dor de cabeça chata, que ficou o dia todo e que só melhorou quando eu tomei um remédio no final da tarde.
Sabádo- Meu sabádo de manhã foi super agitado.Quando acordei tomei chá, comi meu café da amanhã e na parte da tarde quando voltei pra casa já estava com dor de cabeça, que foi se intensificando a ponto de não conseguir fazer mais nada, fiquei enjoada e a dor demorou muito pra passar. Passei o resto da tarde de sabádo mal com muita dor de cabeça,por isso, acabei indo dormir muito cedo.
Domingo- Tomei o chá, comi o café da manhã e fui para a igreja, e adivinha? Sim, a dor de cabeça deu o ar da graça, mas bem mais leve. Mas teve algo diferente , notei que eu acordei super lenta. Parecia que eu tinha tomado um calmante, minha mente estava limpa. Pra quem acorda ligada no 220 com pensamentos a mil e passa o dia acelerada foi um sintoma que não deu pra ignorar. Passei o domingo bem, porém, sonolenta.
Segunda- Hoje foi um dia que eu precisava muito de uma xícara de café, não consegui render nada de manhã, e agora na parte da tarde eu estou considerando muito voltar a tomar café, mas agora em menor quantidade.
Mas e o sono?
Melhorei sim da insônia. Nessa ultima madrugada só acordei com o despertador as 4:05.
Enfim, talvez eu volte a tomar café, afinal para o meu dia a dia a energia que ele me dá me fez muita falta. Porém, estou pensando em além de diminuir a quantidade na parte da manhã, também extinguir o café na parte da tarde para não alterar tanto o meu sono..
Quem sabe esse seja o equilíbrio perfeito para aproveitar os benefícíos do café.
E vocês tomam muito café?
0 Comentários